SNIF - Projetos

Plano de Investimentos do Brasil

O Plano de Investimentos do Brasil (PIB) é uma iniciativa do governo federal para o Programa de Investimento Florestal (FIP), destinada a apoiar a implementação de planos e programas nacionais que possuem como foco a redução do desmatamento e a diminuição da pressão pelo desflorestamento no Cerrado, segundo maior bioma do País.

O FIP é financiado pelo Fundo Estratégico para o Clima (SCF), um dos dois fundos no âmbito dos Fundos de Investimentos para o Clima (CIF) – mecanismo fiduciário composto por 14 países contribuintes, estabelecido em 2009 e administrado pelo Banco Mundial.

O FIP apoia os países em desenvolvimento para redução do desmatamento e da degradação florestal e na promoção do manejo sustentável das florestas, que leva a reduções de emissões e ao aprimoramento dos estoques de carbono florestal. O Plano de Investimentos do Brasil (PIB) é composto por oito projetos. Seis projetos são coordenados por órgãos governamentais, um projeto destinado a povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais e um projeto voltado para a iniciativa privada, todos atuando exclusivamente no bioma Cerrado

No Brasil, o FIP apoia ações no Cerrado, bioma que cobre aproximadamente 200 milhões de hectares do Planalto Central do Brasil (24% do território nacional), e abriga as nascentes de três grandes bacias hidrográficas da região: Tocantins–Araguaia, Paraná-Prata e São Francisco.

O PIB compreende ações coordenadas entre três ministérios: Meio Ambiente (MMA); Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC); e Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Assim, o PIB e é composto por seis projetos coordenados por órgãos governamentais, um projeto destinado a povos indígenas e comunidades tradicionais e um projeto voltado para a iniciativa privada, todos atuando exclusivamente no bioma Cerrado.

Para saber mais sobre cada um desses projetos, acesse os dados oficiais clicando em cima das logos:

 

 

 

No âmbito do Programa de Investimento Florestal (FIP) o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) possui dois projetos de cooperação técnica que visam produzir e disponibilizar publicamente informação sobre florestas, contribuindo para os seguintes resultados: (i) monitoramento aprimorado dos impactos das atividades econômicas relacionadas às florestas na biodiversidade local; (ii) estoques de carbono identificados; (iii) áreas de alto valor para conservação identificadas; (iv) estimativas de emissões de Gases de Efeito Estufa melhoradas; e, (v) informações acuradas e atualizadas úteis para os tomadores de decisão produzidas.

Adicionalmente, pela expansão das informações fornecidas pelo Inventário Florestal Nacional, por meio do Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF) será possível fortalecer o conjunto de dados coletados em campo, tornando possível aprimorar as estimativas de estoque de madeira, biomassa e carbono da área de floresta em nível nacional. Também será possível contribuir para melhorar os dados nacionais sobre volume de madeira, biomassa e estoque de carbono para todas as tipologias florestais.

Projeto BR-T1277: Informações Florestais para uma Gestão Orientada à Conservação e Valorização dos Recursos Florestais do Cerrado pelos Setores Público e Privado - ATN/SX-14218-BR

A fonte financiadora do projeto é o Programa de Investimento Florestal (Forest Investment Program – FIP) / Climate Investment Funds. por meio da Cooperação Técnica n° BR-T1227 que tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora, e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) como agência executora e beneficiário.

O Objetivo Geral é implantar o IFN no bioma Cerrado e consolidar o SNIF como instrumentos de política capazes de produzir informações oportunas e de qualidade para tomadores de decisão dos setores público e privado sobre os recursos florestais e seu aproveitamento, contribuindo para a promoção de programas sustentáveis voltados à mitigação de emissões de GEE no Cerrado

O Projeto é composto por 3 Componentes:

Componente 1: IFN implantado no bioma Cerrado

Componente 2: Sistema Nacional de Informações Florestais consolidado

Componente 3: Execução e Gestão da Cooperação Técnica

 

Resultados alcançados

Especificações: Componente 2: Sistema Nacional de Informações Florestais Consolidado 

Objetivos: i) demandas por informações prioritárias levantadas, suas respectivas fontes identificadas, e arranjos de provisão das informações estabelecidos; ii) sistema de informações administrado e em operação; e iii) informações coletadas, processadas, armazenadas, analisadas e disseminadas aos clientes.

Subprojetos:

Identificação de Informações Prioritárias sobre Gestão Florestal Sustentável do Cerrado e Fortalecimento de Parcerias para o Sistema Nacional de Informações Florestais

Execução: Contratação de empresa jurídica (consultoria) para execução das atividades.

Produtos:

A - Plano de Trabalho
B1 - Relatório de Planejamento
B2 - Relatório de Realização das Reuniões
B3 - Relatório de Resultados do Workshop
C - Relatório de Consolidação das Informações Prioritárias 
D1 - Relatório de Identificação das Instituições e Informações Prioritárias
D2 - Relatório de Sistemas de Informações 
D3 - Relatório de Protocolos de Obtenção dos Dados
D3 - Anexo 
D4 - Treinamento dos Envolvidos
E - Relatório dos Modelos de Instrumentos de Parceria
F1 - Relatório de Identificação das Necessidades e Carências
F2 - Relatório de Fortalecimento dos Parceiros Prioritários
G1 - Relatório das Minutas dos Instrumentos de Parcerias
G2 - Relatório dos Planos de Aquisições 

 

Projeto BR-T1463: INFORMAÇÕES FLORESTAIS PARA UMA GESTÃO ORIENTADA À CONSERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS RECURSOS FLORESTAIS DO BRASIL -  ATN/SX-19186-BR

A fonte financiadora do projeto é o Programa de Investimento Florestal (Forest Investment Program – FIP) / Climate Investment Funds. por meio da Cooperação Técnica n° BR-T1463 que tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) como agência executora e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) como beneficiário.

O Objetivo Geral é produzir informações florestais em nível nacional para dar suporte e orientar a gestão e a governança para a proteção dos recursos florestais pelos setores públicos e privados.

 O Projeto é composto por 3 Componentes:

Componente 1: Informações para a gestão florestal e desenvolvimento de capacidades

Componente 2: Consolidação do Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF)

Componente 3: Gestão e Administração