Graduação
Os dados coletados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) abrangem uma variedade de informações relacionadas a pesquisas, exames e avaliações realizadas pelo Instituto.
Os dados de graduação disponíveis no SNIF são extraídos do Censo da Educação Superior, considerando-se apenas o curso de Engenharia Florestal, utilizado como indicador principal na área florestal.
Reconhece-se a importância do tema florestal para o desenvolvimento socioeconômico do país, e, portanto, a formação de profissionais nesse setor pode ser um indicativo relevante para impulsionar questões pertinentes ao Brasil. Ao utilizar o curso de Engenharia Florestal como referência, busca-se obter uma visão abrangente do panorama educacional brasileiro e da demanda por essa especialização específica, sabendo-se da atuação de diversos perfis profissionais na área.
Os painéis do SNIF desempenham um papel significativo ao servir como uma ferramenta valiosa para estudantes em busca de uma instituição de ensino para cursar a graduação, permitindo uma análise das opções disponíveis em todo o território nacional.
No levantamento para o ano de 2023 foi contabilizado o total de 62 instituições de ensino superior, com 71 cursos de Bacharelado em Engenharia Florestal, todos na modalidade presencial.