SNIF - Florestas naturais

Estimativas de área de floresta do SFB

A estimativa de área de floresta feita pelo SFB utiliza como base de informação o mapa de vegetação do IBGE em escala 1:250.000 (versão 2021). Nesse mapa, a vegetação é categorizada de acordo com classes, seguindo o Sistema de Classificação da Vegetação do IBGE, e por meio de alguns processamentos, o SFB determina a tipologia dominante dos polígonos e determina o estado pretérito da vegetação, desconsiderando as classes de uso antrópicas. Com base na classificação de floresta, estabelece-se um mapa de floresta inicial do Brasil.

Utilizando dados de desmatamento monitorados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), por meio do Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia (PRODES), o mapa de vegetação pretérito é intersectado pelas áreas de desmatamento identificadas ao longo dos anos, resultando no remanescente de vegetação, destacando-se floresta, por ano. Além disso, dados de vegetação secundária do TerraClass são incorporados ao processamento, adicionando as áreas de floresta em estágio de regeneração.

Área de floresta natural por estado - 2022 (vegetação secundária não considerada)

Nesse painel, a área de floresta natural foi dividida por estado brasileiro, indicando também as áreas de tipologias e de seus respectivos biomas.

Não foi contabilizada, nessa análise, a área de vegetação secundária, o que totaliza uma área de 469.902.937 ha de floresta natural, em comparação com 486.362.710 ha da área total de floresta natural com vegetação secundária.