Pesquisas por Sensoriamento Remoto
Aplicações para o SFB e informações coletadas
Em busca de aprimorar o planejamento das unidades amostrais que serão contratadas pelo Inventário Florestal Nacional (IFN-BR), aprimorar e auxiliar a coleta de campo, melhorar o controle de qualidade de dados do IFN-BR BR e analisar o uso e cobertura da terra em diferentes períodos e escalas mediante o sensoriamento remoto, o Serviço Florestal Brasileiro participa de uma iniciativa de estudos que utiliza a plataforma Collect Earth Online (CEO).
Collect Earth Online, elaborado pela FAO em colaboração com a NASA e Google, é uma tecnologia construída colaborativamente (crowd-sourcing) baseada na web para análises de ciências da terra. Ele permite que os usuários coletem dados de referência usando imagens de satélite de alta resolução e análise de big data por meio do Google Earth Engine. Vários usuários podem coletar informações simultaneamente. Os usuários não precisam se preocupar com instalação de software e gerenciamento de dados. Tudo é executado online e os usuários podem se concentrar nos aplicativos.
O FRA 2020 realizou uma pesquisa global participativa de sensoriamento remoto (FRA 2020 RSS) com o objetivo de melhorar as estimativas de mudança da área florestal nos níveis global e regional. Em termos de metodologia, busca desenvolver capacidades nacionais em sensoriamento remoto e construir uma rede global de especialistas em RSS da FRA.
Baseia-se em fotointerpretação de uma amostra global de imagens de satélite de alta resolução por uma rede mundial de especialistas nacionais. A análise de imagens de satélite é conduzida por meio de abordagens participativas e colaborativas, envolvendo especialistas nacionais em sessões de treinamento de aprendizagem prática sobre as mais recentes metodologias e ferramentas de sensoriamento remoto. Envolver pessoas com conhecimento de campo local da vegetação e usos da terra na avaliação contribui para melhorar a qualidade dos dados coletados.
O Serviço Florestal Brasileiro, com o apoio da FAO, realizou três oficinas para coleta de dado com o CEO: a primeira, em maio/2019, foi realizada presencialmente nas instalações do Centro Regional da Amazônia do INPE, em Belém, para interpretar imagens no bioma Amazônia; o segundo, com o início da Pandemia, foi realizado pela primeira vez virtualmente, em mjunho/2020, para obter informações nos demais biomas extra Amazônicos. O Resultado final foi a interpretação de mais de 50.000 pontos em todo território nacional e contribuiu para as estimativas globais para o FRA Remote Sensing na plataforma Collect Earth On-line no bioma Amazônia. Resultados dessas oficinas que incluem as amostras analisadas e suas características estão disponíveis em formato shapefile AQUI.
Para mais informações sobre FRA 2020 RSS, acesse Home | Food and Agriculture Organization of the United Nations e a publicação.