Serviço Florestal Brasileiro disponibiliza novos dados abertos do Inventário Florestal Nacional
- Publicado: Quarta, 11 de Mai de 2022, 11h26
- Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2022, 11h34
Dados sobre a vegetação, espécies, solos, e imagens das coletas de campo do inventário estão disponíveis para o público geral
Painel de indicação da disponibilização dos dados abertos do IFN para interação do usuário na página de dados abertos.
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), por meio do Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF) apresenta os dados abertos do Inventário Florestal Nacional (IFN) referentes aos estados da Paraíba, de Rondônia, e do município de Caçador-SC. Seguindo a política de abertura de dados do governo federal, os dados do levantamento de campo e da identificação botânica do IFN foram disponibilizados em formato aberto.
Os dados apresentados trazem informações sobre as unidades amostrais, espécies, dados biofísicos das árvores, uso da terra, solos, antropismo, entre outros. Para melhor compreensão e interpretação dos dados disponíveis, é importante a leitura prévia dos metadados. Além da Paraíba, Rondônia e Caçador, já estão disponíveis no portal os dados do Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e Sergipe. Novos estados serão disponibilizados à medida que as coletas forem sendo finalizadas e os dados verificados e organizados. Os dados estão disponíveis para download em formato .csv no portal do Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF): https://snif.florestal.gov.br/pt-br/inventario-florestal-nacional-ifn/ifn-dados-abertos.
Inventário Florestal Nacional
O IFN-BR é realizado por meio da coleta de dados diretamente no campo em pontos distribuídos por todo o país, nas florestas naturais e plantadas e áreas de agropecuária. Também inclui a coleta de amostras botânicas e de solo e a realização de entrevistas com os moradores nas proximidades de onde os dados estão sendo coletados, para conhecer o uso e a importância das florestas para a população rural.
A metodologia do Inventário Florestal Nacional abrange coletas de dados em pontos distribuídos a cada 20 quilômetros de distância, por todo o território nacional, com o objetivo de produzir informações de qualidade sobre as florestas brasileiras. Essas informações são detalhadas sobre a estrutura, composição (biodiversidade), vitalidade das florestas, biomassa, estoques de madeira e de carbono e o uso de produtos e serviços das florestas.
Conheça a metodologia detalhada do Inventário Florestal Nacional: https://www.florestal.gov.br/metodologia
Para saber mais sobre a implementação do IFN no Brasil, acesse: https://www.florestal.gov.br/andamento