SNIF - Serviço Florestal Brasileiro divulga plano para concessão de florestas em 2021

Serviço Florestal Brasileiro divulga plano para concessão de florestas em 2021

  • Publicado: Quinta, 06 de Agosto de 2020, 10h56
  • Última atualização em Quinta, 06 de Agosto de 2020, 10h56

Pelo Paof 2021, 20 áreas de florestas públicas federais poderão ser licitadas para empresas interessadas na produção sustentável de madeira

Por: Serviço Florestal Brasileiro

O Plano Anual de Outorga Florestal (Paof) 2021 apresenta 20 áreas de florestas públicas federais que poderão ser concedidas para o manejo florestal sustentável no próximo ano.  Pela concessão, as florestas poderão ser licitadas para empresas interessadas em produzir madeira e oferecer serviços ecoturísticos. O documento foi definido de forma conjunta com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e com o Ministério do Meio Ambiente.

Além de considerar a legislação que rege a gestão das florestas públicas (Lei n° 11.284/2006), a definição das áreas também buscou a convergência com outras políticas públicas setoriais relacionadas a infraestrutura, mineração, reforma agrária, política indígena, dentre outras. O Plano também consultou os órgãos estaduais do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) para levantar dados sobre fiscalização e monitoramento ambiental.

Produção Florestal

O Paof 2021 contempla 20 áreas de florestas públicas federais passíveis de concessão, sendo 16 na região Norte, três na região Sul e uma na região Sudeste. Com exceção da Gleba de Castanho, que é uma área de floresta ainda não-destinada no estado do Amazonas, todas as demais áreas são Florestas Nacionais, categoria de unidade de conservação que prevê o uso sustentável dos recursos naturais.

Ao todo, a área total que poderá ser concedida chega a quatro milhões de hectares, dos quais serão excluídas da produção as Áreas de Preservação Permanente e as áreas de Reserva Legal. Contabilizando apenas as áreas a serem concedidas na região amazônica, as florestas  poderão produzir de 1,5 a 2,3 milhões de metros cúbicos de madeira por ano.

Benefícios Sociais

Atualmente 1,05 milhões de hectares de florestas federais estão sob concessão. A produção das áreas vem crescendo a cada ano e já representou uma arrecadação de cerca de R$ 70 milhões para os cofres públicos. Os recursos, retirada a parte que fica com Serviço Florestal Brasileiro para a gestão das concessões florestais, são distribuídos para o ICMBio, para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF) e para os estados e municípios que abrigam as áreas.

Além da arrecadação de recursos, a concessão florestal traz benéficos diretos para as regiões onde se instala, como o aumento no número de empregos formais, na arrecadação de impostos e o aquecimento da economia regional com atividades legais e sustentáveis. A concessão também protege as florestas públicas de ações ilegais como grilagem, garimpo, queimadas e desmatamento.

Consulta Pública

Plano Anual de Outorga Floresta 2021 esteve disponível para consulta pública por 15 dias e passou pela aprovação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Conselho de Defesa Nacional (CDN) e da Comissão de Gestão de Florestas Públicas (CGFLOP). O Plano foi publicado no Diário Oficial da União em portaria conjunta do Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Paof 2021

Acesse o link da versão completa do Plano Anual de Outorga Floresta (Paof) 2021 para conhecer as áreas que serão passíveis de concessão em 2021:

Paof 2021 (em fase de diagramação)
Apêndice A - Paof 2021  

Consulte o Relatório de Gestão de Florestas Públicas 2019 para saber mais sobre as áreas sob concessão.

 

Fonte: SFB

Categoria: