Congresso Mundial da IUFRO é tema de reunião da Câmara de Florestas Plantadas
- Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2019, 16h08
- Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2019, 16h09
O Congresso, que deverá reunir pesquisadores de mais de 100 países, foi recebido pela Câmara Setorial como uma oportunidade para a divulgação internacional do setor
Por: Serviço Florestal Brasileiro
O Congresso da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (Iufro, na sigla em inglês) foi pauta da 43° Reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas realizada em 11 de julho, na sede do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). A 25ª edição do Congresso Mundial, que será presidida pelo Serviço Florestal Brasileiro em parceria com a Embrapa Florestas, irá acontecer em Curitiba (PR), entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro, deverá receber cerca de 3 mil pesquisadores de mais de 100 países.
Presente na reunião, o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, destacou a importância do evento, pelo seu porte e importância global. O diretor-geral afirmou que “esse congresso é uma vitrine para que o mundo veja o nosso trabalho com as florestas. É uma ótima oportunidade para o setor, tanto de florestas plantadas quanto de nativas, mostrar o que o Brasil faz e o quanto o preserva no campo das florestas”, afirmou.
A apresentação técnica do andamento da organização do Congresso ficou a cargo da assessora do gabinete do Serviço Florestal, Julia Borges, que detalhou as formas de patrocínio previstas e apresentou a área de exposição onde instituições que atuam no setor florestal poderão divulgar seus trabalhos. Julia destacou também que esta edição terá como tema “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”. A assessora esteve na reunião representando o presidente do Comite Organizador do Congresso e diretor de Pesquisa e Informações Florestais, Joberto Veloso de Freitas.
Reuniões preparatórias
O Congresso Mundial da Iufro também foi tema de reunião da Comissão de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio (CDSA), realizada no último dia 18/06, no Serviço Florestal Brasileiro. A reunião teve por objetivo atualizar os membros da Comissão sobre a organização do Congresso e ouvir destes contribuições para a organização do Espaço Brasil, um estande de 500 metros quadrados que irá expor para os participantes do Congresso as iniciativas em curso e a agenda estratégica do país para o desenvolvimento da pesquisa e economia florestais.
Iufro
Criada em 1892, a Iufro é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que funciona como uma rede de cooperação em ciências florestais, reunindo mais de 15.000 cientistas em quase 700 organizações de 126 países. O Conresso Mundial da Iufro realiza-se regularmente a cada quatro ou cinco anos e esta é a primeira vez que será sediado em um país da América Latina.
Visite o site do IUFRO clicando aqui !
Fonte: SFB