Entidades representativas do setor florestal
- Última atualização em Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 17h17
As principais organizações e entidades que atuam no setor florestal brasileiro são:
Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal
O Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal existe desde 2000 e congrega as maiores entidades de representação do setor de madeira sólida no país (ABIMCI; AIMEX; ANPM; CIPEM; UNIFLOR; SINDIMADEIRA-RS; SINDIMAD-PA; e SINDIMASP). No âmbito da competência do Ministério do Meio Ambiente participa como representante setorial na CGFLOP, CONAFLOR, CONAMA e COFA. Além disso, participa de diversas atividades junto a outras esfera do executivo, a exemplo dos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e das Relações Exteriores. Também atua no âmbito internacional principalmente junto a Organização Internacional de Madeira Tropical (OIMT), FAO e CITES.
Indústria Brasileira de Árvores - Ibá
A Ibá é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, a entidade representa as 60 empresas e 9 entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas, com destaque para painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais.
A Ibá reúne as empresas que participavam da Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira (Abipa), da Associação Brasileira da Indústria de Piso Laminado de Alta Resistência (Abiplar), da Associação Brasileira dos Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF) e da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa).
Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel - ABTCP
Entre seus objetivos da ABTCP destaca-se a promoção da defesa, preservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável por meio de eventos técnicos e divulgação em revista ou publicação técnica.
Associação Mineira da Indústria Florestal - AMIF
A AMS evoluiu para a AMIF no ano de 2018, e representa a indústria de base florestal de MInas Gerais. Hoje, a entidade atua pelos interesses da indústria e dos produtores florestais, responsáveis por uma atividade ambientalmente sustentável. As suas iniciativas visam ao uso raciona das florestas plantadas de forma que a atividade se fortaleça com base nos pilares: negócio, meio ambiente, responsabilidade social e sustentabilidade.
Associação Brasileira da Industria de Madeira Processada Mecanicamente - ABIMCI
A ABIMCI congrega indústrias de processamento mecânico de madeira nas suas múltiplas concepções, abrangendo desde o processo silvicultural até os painéis de madeira nas suas múltiplas concepções como laminados de madeira, madeira serrada, compensados, pisos, molduras, componentes, portas e outros produtos. Congrega também fornecedores de máquinas e insumos para o setor, bem como distribuidores e revendedores dos produtos madeireiros produzidos pelos associados. A ABIMCI representa o setor madeireiro nacional e internacional e propicia acesso a tecnologias, produtos e mercados em interação com a sociedade.
Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Madeiras - ABPMEX
A ABPMEX sucedeu a Associação Brasileira de Produtores de Madeira - ABPM a partir de janeiro de 2003 e passou a incluir no quadro de associados as empresas exportadoras de madeira. A ABPMEX também admite no seu quadro de associados empresas ligadas ao setor madeireiro, tais como: fabricantes de máquinas e equipamentos, ferramentas, serras, imunizantes, agências marítimas, seguradoras, sindicatos, associações e outros que desejarem colaborar com ela.
Associação dos Resinadores do Brasil - ARESB
Fundada em 7 de dezembro de 1984, a ARESB tem como objetivo congregar todos aqueles que se dedicam à extração de goma resina de Pinus spp, defender seus direitos, bem como cientificá-los de seus deveres e obrigações legais. Na década de 1980, a ARESB teve função importante no início das exportações. Atuando junto a órgãos governamentais, obteve uma grande vitória com as primeiras exportações de goma resina in natura, o que levou o Brasil de importador a exportador de breu. O grande desafio é dobrar a produção e, para atingi-lo, está em execução o programa de competitividade do setor de resina de Pinus, através de convênios com instituições de pesquisa.
Associação Brasileira das Indústrias de Pellets - ABIPEL
A ABIPEL surgiu por meio de um Projeto de Doutorado do Curso de Engenharia da FEG/UNESP, que previa o levantamento de todos os produtores de pellets do Brasil. Os dados e a organização das indústrias ajudam os produtores a encontrarem consumidores e desenvolvedores de equipamentos além de pellets para consumo próprio. Além disso, os dados são utilizados em artigos científicos, matérias em jornais e revistas com o objetivo de divulgar e incentivar o uso desse combustível renovável.
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário - ABIMÓVEL
A ABIMÓVEL congrega fabricantes de móveis e fornecedores de insumos para a cadeia moveleira de todo o País e está voltada para atender aos anseios dos associados, trabalhando no sentido de defender seus interesses e reivindicações e, dessa forma, contribuir para o crescimento e o desenvolvimento do setor moveleiro e do país como um todo.
Associação Brasileira de Fabricantes de Paletes PBR - ABRAPAL
A ABRAPAL congrega empresas produtoras de paletes PBR instaladas no território nacional, e tem por finalidade interpretar, representar e defender os seus interesses e objetivos comuns, desempenhando, para este fim, as seguintes funções:
- Representar os sócios perante entidades de direito público e privado, de qualquer natureza, em nível nacional e internacional.
- Desenvolver novas tecnologias de processamento produtivo.
- Incrementar a utilização do paletes PBR junto ao consumidor.
- Promover estudos de mercado e manter os sócios informados sobre suas tendências.
- Controlar a qualidade dos paletes produzidos pelos associados.
- Participar como entidade membro do Comitê Permanente de Paletização ABRAS - CPP as medidas tomadas quanto ao credenciamento e descredenciamento de novos fabricantes.