SNIF - Producción

Produção

Produção é a atividade de transformação (processo) de matéria-prima em bens de consumo (produtos). Na produção florestal, a matéria-prima pode ser provenientes de florestas plantadas ou de florestas naturais. A transformação da matéria-prima florestal resulta em produtos madeireiros e não madeireiros.

Produção da Extração Vegetal e Silvicultura (madeireiros e não madeireiros)

A Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura - PEVS é uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE que fornece informações sobre produção da extração vegetal, produção da silvicultura e valor da produção. No painel ao lado é possível verificar quantidades, valores e a evolução da produção de produtos madeireiros e não madeireiros extraídos de Florestas Naturais e de Florestas Plantadas. Produtos Não Madeireiros são produtos florestais não-lenhosos de origem vegetal, tais como resina, cipó, óleo, sementes, plantas ornamentais, plantas medicinais, etc.

Produtos Madeireiros Processados

Produto Madeireiro é todo o material lenhoso passível de aproveitamento para: serraria, estacas, lenha, poste, moirão, etc.

As informações mostradas nas tabelas abaixo referem-se aos dados obtidos através da Pesquisa Industrial Anual-Produto (PIA-Produto) do IBGE. O PIA-Produto disponibiliza, anualmente, informações referentes a produtos e serviços industriais produzidos pela indústria brasileira.

Produtos Não Madeireiros Cultivados

Em construção.

Tipos de Empresas Processadoras de Madeira

Microsserrarias (ou pequena serraria): o desdobro da madeira em tora é feito de maneira simples, através de serras circulares, que funcionam com o uso de motores a diesel, serras induspan ou serras-de-fita horizontais (também conhecidas como engenhos). Em geral, esses equipamentos são bastante rudimentares e possuem baixo rendimento de processamento. As microsserrarias são também caracterizadas por empregarem menos de 10 pessoas cada.

Contextualização dos Pólos Madeireiros da Amazônia

A região norte do Brasil tem um importante papel no mercado de produtos florestais, sendo o maior fornecedor de produtos madeireiros e não madeireiros para as demais regiões do Brasil e exterior. Sob este aspecto o Serviço Florestal Brasileiro em parceria com Imazon realizou em 2009 um estudo sobre os Pólos Madeireiros da Amazônia. Veja abaixo alguns dados desse estudo. 

Em 2004, na Amazônia Legal existiam 3.132 empresas madeireiras em funcionamento. Sendo, 60% serrarias, 32% microsserarias, 6% laminadoras e 2% fábricas de compensado. Essas empresas consumiram 24,5 milhões de metros cúbicos de toras, que resultaram 10,4 milhões de metros cúbicos de madeira processada (madeira serrada, laminados, compensados e produtos beneficiados).

Resultados do Estudo Realizado em 2009

Veja a seguir a tabela com o resultado sobre a amostragem das empresas madeireiras por estado e por tipo de empresa madeireira.