Certificação Florestal
Certificação é um processo voluntário ao qual se submetem algumas empresas para atestar que seus produtos e sua produção seguem determinados padrões de qualidade e sustentabilidade. A Certificação Florestal baseia-se nos três pilares da sustentabilidade: ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável. São passíveis de certificação o manejo florestal e a cadeia de custódia, que são os estágios da produção, distribuição e venda de um produto de origem florestal, sendo que nesse caso a madeira é rastreada de uma floresta certificada até o produto final.
Os sistemas de certificação mais difundidos em todo o mundo são o FSC (Forest Stewardship Council Internacional / Brasil) e o PEFC (Program for the Endorsement of Forest Certification Schemes).
No Brasil, as primeiras ações ocorreram em 1994 e a primeira área certificada pelo FSC foi em 1995. Além da certificação FSC existe desde 2002 o CERFLOR (Programa Brasileiro de Certificação Florestal) reconhecido internacionalmente pelo Program for the Endorsement of Forest Certification - PEFC
As principais certificadoras que atuam no Brasil são:
- Apcer Associação Portuguesa de Certificação (APCER) - (FSC e CERFLOR)
- Bureau Veritas Certification (FSC e CERFLOR)
- Control Union Certifications - Skal International (FSC e CERFLOR)
- DIN CERTCO Gesellschaft für Konformitätsbewertung GmbH (FSC)
- DNV Business Assurance (FSC)
- GFA Certification GmbH (GFA) - (FSC)
- IMO Swiss AG. (IMO) (FSC e CERFLOR)
- Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - IMAFLORA (CERFLOR)
- QMI - SAI Global Assurance Services (QMI) (FSC)
- Rainforest Alliance - RA & SW - Representante: IMAFLORA (FSC)
- RINA Services S.p.A (RINA) (FSC)
- SCS - Scientific Certification System / Sysflor (FSC e CERFLOR)
- SGS ICS Certificadora Ltda (FSC e CERFLOR)
- Soil Association Certification Limited (SA) - (FSC)
- SysFlor Certificações de Manejo e Produtos Florestais Ltda (CERFLOR)
- TECPAR - Instituto de Tecnologia do Paraná - (CERFLOR)
- TÜV Nord Cert GmbH - TUEV (FSC)
Data de atualização: 09/04/2016
Principais selos de certificação florestal utilizados no Brasil:
Certificação FSC
O FSC é uma organização independente, não governamental e sem fins lucrativos, estabelecida para promover o manejo responsável das florestas no mundo. Possui representações nacionais como o FSC Brasil - Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, e tem como objetivo principal difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras através de Princípios e Critérios estabelecidos.
Certificação CERFLOR
O Cerflor é o Programa Brasileiro de Certificação Florestal e foi desenvolvido dentro da estrutura do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Sinmetro. Este Sistema tem como órgão normativo o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, Conmetro, e como órgão executivo o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, Inmetro.