SNIF - Avaliação Global do Recursos Florestais - FRA 2020

Avaliação Global do Recursos Florestais - FRA 2020

  • Publicado: Terça, 21 de Julho de 2020, 16h43
  • Última atualização em Terça, 21 de Julho de 2020, 17h34

 

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura- FAO lançou hoje o relatório Avaliação Global dos Recursos Florestais 2020 (Global Forest Resources Assessments, em inglês) – FRA 2020.

A FAO completou sua primeira avaliação sobre os recursos florestais do mundo em 1948. Naquela época, o principal objetivo era coletar informações disponíveis sobre o fornecimento de madeira para satisfazer as demandas de reconstrução do período pós-guerra. Desde então, o FRA vem evoluindo para uma avaliação completa dos recursos florestais e sua condição, manejo e usos, cobrindo todos os elementos temáticos do manejo florestal sustentável.

A avaliação mais recente examina o status e tendências dos recursos florestais entre o período de 1990-2020, baseado nos esforços de centenas de especialistas ao redor do mundo. A produção do FRA 2020 também envolveu colaboradores de várias organizações parceiras, consequentemente reduzindo a carga de produção de relatório pelos países, aumentando sinergias entre processos e aumentando a consistência dos dados.

Os resultados do FRA 2020 estão disponíveis em vários formatos.

Noticia 210720 Produtos FRA2020

O documento que contém os principais resultados (Key Findings) foi lançado em maio e apresenta uma visão resumida sobre as florestas do mundo e as formas como os recursos mudaram no período 1990-2020. É também apresentado como um relatório digital, um recurso inovador apresentando os principais achados do FRA 2020 por meio de dados responsivos e visualizações.

O Relatório Principal (Main report) contém os detalhes sobre as análises dos dados, compreendendo os status e as principais tendências para cada variável.

Os relatórios produzidos pelos 236 países e territórios também estão disponíveis e contém a documentação de referências e dados originais usados para produção do FRA 2020. O Serviço Florestal Brasileiro é o responsável por produzir as informações nacionais, contribuindo para a construção do relatório global. O Country Report do Brasil pode ser acessado aqui.


.Noticia 210720 FRA2020 conteudo    Noticia 210720 Country Report Brasil 

 

O banco de dados online apresenta as contribuições originais dos países e territórios assim como estudos e análises regionais e globais preparadas pela FAO, por meio de uma plataforma interativa e dashboards, é apresentada como uma nova forma de explorar os dados do FRA.

Noticia 21 07 2020 Painel FRA Brazil 2020 1  Noticia 21 07 2020 Painel FRA Brazil 2020 3

 

O FRA 2020 foi lançado virtualmente por meio de um vídeo que fala do processo de produção e destaca algumas conclusões do processo de análise:

- A área de floresta do mundo continua a diminuir, mas a taxa de perda vem se reduzindo desde 1990, resultado da redução de desmatamento em alguns países e da expansão da floresta em outros;

- A área de floresta em áreas protegidas continua aumentando, atingindo 18% da área de floresta do mundo, o que significa que a Meta 11 de Aichi para a Biodiversidade, de preservação de 17% dos ecossistemas terrestres, foi alcançada para florestas;

- Outra tendência positiva é que nos últimos 20 anos as áreas de floresta com planos de manejo de longo prazo aumentaram em 13% contemplando, agora, mais de metade da área de floresta do mundo, o que indica o uso sustentável da floresta garantindo o provimento de benefícios a longo prazo.

- Esses três pontos indicam que globalmente estamos tendo progressos para um futuro mais sustentável com florestas. Porém, reduzir o desmatamento continua sendo um enorme desafio.

Espera-se que o material lançado seja usado para dar suporte à jornada para um futuro mais sustentável com florestas e que se consiga achar a informação que precisar, no formato que preferir!

 

Para assistir ao vídeo de lançamento, acesse https://youtu.be/4Hobf8b782A.

Noticia 210720 Video FRA2020

 

Para fazer download de todas as publicações, acesse o site do FRA http://www.fao.org/forest-resources-assessment/en/.

Categoria: