Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Florestas Modelo
Início do conteúdo da página

Florestas Modelo

Publicado: Sábado, 14 de Dezembro de 2019, 16h28 | Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2019, 18h53

As Florestas Modelo são associações voluntárias entre diversos setores econômicos, políticos e sociais que compartilham um território e conformam alianças para desenvolvimento e manejo sustentável de seus recursos florestais. Uma floresta modelo é tanto uma área geográfica com um enfoque de governança para o manejo, onde as necessidades e interesses dos atores locais são traduzidos em uma estratégia compartilhada para o desenvolvimento sustentável. Além disso, manifesta-se em atividades de gestão dos recursos naturais realizadas de maneira cooperada e coordenada com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. As Florestas Modelos formam redes nacionais, regionais e internacionais, através das quais compartilham suas experiências mediante colaboração horizontal, reforçam capacidades, fortalecem lideres locais e eventualmente servem de plataformas efetivas para o desenvolvimento rural.

Para saber mais sobre Floresta Modelo acesse abaixo:

O que são Florestas Modelo

Uma floresta modelo pode ser definida como um processo de base social em que grupos de pessoas que representam uma diversidade de valores e interesses trabalham juntos com representantes do Serviço Florestal e dos governos locais, com uma visão comum do desenvolvimento sustentável de um território aonde o recurso florestal tem um papel muito importante.

Rede Iberoamericana de Florestas Modelo

O que é a RIAFM?

A Rede Iberoamericana de Florestas Modelo (RIAFM) é uma aliança voluntária entre Florestas Modelos respaldadas por representantes governamentais de cada país membro e distintas organizações sociais. Sua missão é promover a cooperação entre Florestas Modelos, instituições e paisagens com base no intercâmbio de conhecimentos e experiências inovadoras para contribuir com as políticas publicas relacionadas ao manejo sustentável dos recursos naturais. A Rede Iberoamericana se insere no marco da Rede Internacional de Florestas Modelo, a qual conta com 60 sítios distribuídos nos cinco continentes. 

Florestas Modelo no Brasil

O Brasil possui quatro Florestas Modelos, incluindo áreas de Mata Atlântica, Amazônia e Cerrado.

Serviço Florestal Brasileiro e Florestas Modelos

O SFB é o órgão representante do Brasil perante a RIAMB e coordenador da rede no país desde junho de 2010, entretanto não é o detentor de nenhuma floresta. Contudo a partir da entrada na RIAMB, o SFB poderá promover e apoiar a criação de novas Florestas Modelos, articular uma rede nacional de Florestas Modelos e com isso será possível conhecer e aproveitar as experiências das Florestas Modelo do Brasil e de outros países nas ações desenvolvidas pelo Serviço Florestal.

Fim do conteúdo da página