SNIF - Pequizeiro (Pequi)

Bioma Cerrado

O cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e abriga as três grandes bacias hidrográficas da região

Pequizeiro (Pequi)

O pequi pertence à família Caryocaraceae e se destaca por ser o principal fruto do Cerrado. O Inventário Florestal Nacional – IFN encontrou três espécies de pequi no Cerrado: Caryocar brasiliense Cambess, Caryocar coriaceum Wittm. e Caryocar cuneatum Wittm.; além de duas subespécies: Caryocar brasiliense Cambess. subsp. Brasiliense e Caryocar brasiliense subsp. intermedium (Wittm.)Prance & Freitas.

Para apresentação das ocorrências de pequi no IFN Cerrado, são considerados os nomes utilizados pelas equipes de coleta do IFN em campo para designar as espécies citadas acima. Alguns exemplos desses nomes utilizados em campo são pequipequizeiropiquiá, dentre outros. Esta compilação de dados do inventário para o pequi é do dia 18/08/2020 e novas versões serão atualizadas a medida que novos dados foram processados para esta árvore.

O fruto pode ser integralmente aproveitado, mas o principal produto do pequi é a polpa (mesocarpo interno) que fica aderida ao caroço, muito utilizada na culinária das comunidades do Cerrado. A polpa se destaca também por conter óleo utilizado na indústria alimentícia, cosmética e nutracêutica. Da semente extrai-se a castanha, retirada do endocarpo espinhoso do fruto, a qual pode ser consumida torrada ou in natura e até mesmo ser extraído o óleo para uso medicinal

Dados sobre o Pequizeiro (Pequi)

Confira ao lado todas informações relacionadas ao Pequi.