SNIF - Babaçuzeiro (Babaçu)

Bioma Cerrado

O cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e abriga as três grandes bacias hidrográficas da região

Babaçuzeiro (Babaçu)

O Inventário Florestal Nacional - IFN considera como “babaçu” a espécie Attalea speciosa Mart. ex Spreng..

Para apresentação das ocorrências de babaçu no IFN Cerrado, são considerados os nomes utilizados pelas equipes de coleta do IFN em campo para designar a espécie citada. Alguns exemplos desses nomes utilizados em campo são babaçu, babassu, babaçuarana, dentre outros. Esta compilação de dados do inventário para o babaçu é do dia 19/08/2020 e novas versões serão atualizadas a medida que novos dados foram processados para esta árvore.

O babaçu fornece uma ampla variedade de produtos úteis, pois toda a planta é aproveitada, embora o fruto apresente o maior potencial econômico, chegando a produzir mais de 64 subprodutos. Como alimento, o fruto fornece uma manteiga vegetal de sabor agradável e de valor nutritivo. As amêndoas podem ser consumidas in natura.

O fruto se destaca pela grande importância econômica, social, cultural e até mesmo política na região Norte e Nordeste do país devido atuação dos movimentos organizados na defesa dos interesses coletivos das quebradeiras de coco babaçu, a exemplo do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – MIQCB, que atua nos estados do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins.

Dados sobre o Babaçuzeiro (Babaçu)

Confira ao lado todas informações relacionadas ao Babaçu.