Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documento de Origem Florestal
Início do conteúdo da página

Documento de Origem Florestal (DOF)

Publicado: Quinta, 10 de Maio de 2018, 13h08 | Última atualização em Quinta, 24 de Maio de 2018, 12h38 | Acessos: 418 | Categoria: Política e Gestão Florestal

O Documento de Origem Florestal - DOF é um sistema desenvolvido pelo Ibama e responsável pelo controle eletrônico do transporte de produtos florestais no País. Ele foi implantado em setembro de 2006. O DOF é, ainda, o sistema integrador de informações sobre o transporte realizado por alguns Estados que possuem sistema próprio de controle.

A Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama, por meio da sua Coordenação de Monitoramento e Controle dos Recursos Florestais - COMON, disponibiliza relatórios periódicos sobre o transporte de produtos florestais nas suas mais diversas formas. Estes relatórios permitem conhecer no nível de estado e município o volume total da origem e do destino dos principais produtos comercializados.

O Serviço Florestal Brasileiro trabalhou com os relatórios disponibilizados de 2011 a 2015 e apresenta os principais dados abaixo.

Uma sumarização dos produtos apresentados pelo DOF foi feita de acordo com a tabela disponível aqui.

Fim do conteúdo da página