SNIF - SNIF

Site do SNIF vai oferecer ferramenta para personalização do usuário

  • Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 14h55

 

Os usuários vão receber notificação sobre as atualizações dos assuntos preferidos

Por: Serviço Florestal Brasileiro

2020 01 28 SNIF Site dentro2A reformulação do site do Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF) do Serviço Florestal Brasileiro está em fase de homologação. A mudança é uma determinação da Presidência da República para adequação ao novo padrão para todos os sites do Governo Federal, incluindo o do Serviço Florestal.

Uma grande novidade no caso do SNIF é a disponibilização da “Área do Usuário” utilizando uma ferramenta chamada “Push”, na qual  o usuário poderá criar um perfil, com login e senha, e informar dados pessoais como: nome, data de nascimento, localidade, área de atuação profissional e temas de interesse.

A partir dessas informações, sempre que houver a inserção de um novo conteúdo ou atualização, o sistema vai enviar ao usuário mensagem, via e-mail, informando a atualização daquele assunto de interesse.  O SNIF pretende conhecer o público que navega por esse ambiente e orientar a disponibilização de informações florestais que produz.

Para a analista ambiental da Gerência Executiva de Informações Florestais do Serviço Florestal, Ana Laura Trindade,  “o novo site, ao oferecer um ambiente personalizado Favoritos, vai facilitar a navegação no portal, permitindo um estreitamento  no relacionamento com o usuário e um maior conhecimento sobre a dinâmica do SNIF”.

O trabalho de migração ao novo padrão do Governo Federal dos sites do Serviço Florestal Brasileiro e do SNIF está sendo feito pela empresa Websis Tecnologia e Sistemas. Segundo o gerente da empresa,  Vitor Sad, a atualização “vai oferecer um ambiente de navegação mais intuitivo, muito ilustrado e com ferramentas modernas usadas nos melhores sites de notícias,  além de conter ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva ou visual’. Push 2 30janeiro2020

 Uma das competências do Serviço Florestal Brasileiro, de acordo com a Lei nº 11.284/2006, é criar e manter o SNIF integrado ao Sistema Nacional de Informações  sobre o Meio Ambiente- SINIMA. O Serviço Florestal tem trabalhado para implementar o SNIF como um sistema de identificação, registro e análise de informações associadas às florestas naturais e plantadas do Brasil. 

O Sistema tem como objetivos gerais colecionar e produzir, organizar, armazenar, processar e disseminar dados, informações e conhecimentos sobre as florestas e sobre o setor florestal para subsidiar políticas, programas e projetos que conciliem o uso e a conservação das florestas do Brasil. 

A previsão é que tanto o site do Serviço Florestal quanto o do SNIF sejam publicados, em breve e simultaneamente, atendendo as orientações da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.  

 

  Fonte: Serviço Florestal Brasileiro

Categoria: