Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Serviço Florestal Brasileiro lança relatório inédito do Inventário Florestal Nacional no Município de Caçador, SC

  • Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 14h09
  • Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2019, 14h09
  • Acessos: 29

Por: Serviço Florestal Brasileiro

 

As informações coletadas pelo Serviço Florestal Brasileiro servirão para a construção de políticas públicas municipais para a gestão florestal.

O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro - SFB, Valdir Colatto, lança, no próximo dia 24/06, o relatório com os principais resultados do Inventário Florestal Nacional - IFN do município de Caçador, em Santa Catarina. É a primeira experiência de levantamento do IFN em nível municipal. A cerimônia terá ainda a participação do Sr. Edson Tadeu Iede, Chefe-Geral da Embrapa-Florestas, Sr. Gustavo Chianca, representando a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO no Brasil, e do Sr. Saulo Sperotto, Prefeito de Caçador, além de outras autoridades.

O Inventário Florestal Nacional é um dos principais levantamentos realizados pelo governo federal – por meio do Serviço Florestal Brasileiro – para gerar informações sobre os recursos florestais brasileiros, e já está concluído em 18 unidades da federação, além do município de Caçador e da Terra Indígena Mangueirinha, PR.

O IFN disponibiliza para toda a sociedade dados sobre a situação das florestas brasileiras, e gera informações que servem principalmente para apoiar a formulação de políticas públicas e ajudar a identificar estratégias e oportunidades para o uso sustentável, recuperação, manejo e conservação dos recursos florestais.

No IFN do município de Caçador, especialistas realizaram um levantamento cuidadoso de dados sobre a qualidade e a situação das florestas, em 46 unidades amostrais. O trabalho foi feito em parceria com a Embrapa Florestas, que desenvolve pesquisas de longo prazo no município e, junto com a FAO, participam do IFN em todo o território nacional, assim como com o Herbário Dr. Roberto Miguel Klein, da Universidade Regional de Blumenau – FURB, que realizou a identificação botânica das espécies encontradas em Caçador.

Além da análise da cobertura florestal, o IFN-Caçador gerou informações sobre aspectos biofísicos das florestas e socioambientais do município, que abriga grandes áreas de florestas naturais e plantadas. No total, foram medidos 8.238 indivíduos entre árvores e palmeiras e coletadas 1.274 amostras botânicas de espécies arbóreas, arbustivas, herbáceas e palmeiras.

A cobertura florestal de Caçador é de aproximadamente 71.031 hectares, o que equivale a 72% do território do município. Estas informações fortalecem a participação do município e do Brasil como um membro da Rede Iberoamericana de Bosques Modelos.

A saúde e vitalidade das florestas, a biodiversidade, espécies existentes e ameaçadas, quantitativos de biomassa e carbono em estoque nas florestas naturais e plantadas, fazem parte do conteúdo do relatório, que oferece um conjunto de referências que contribuem para melhor conhecimento e gestão das florestas e o uso dos recursos extrativistas pelos residentes locais, assim como para a realização de projetos e políticas públicas que envolvam o uso, a conservação, a recuperação e manejo das florestas.

Serviço: 
Data: 24/06/2019
Hora: 9h00
Local: Auditório do CREA-SC – Inspetoria de Caçador R. Fernando Machado, 131, Centro, Caçador.

registrado em:
Fim do conteúdo da página