SNIF - Certificação CERFLOR

http://snif.florestal.gov.br/pt-br/certificacao-florestal/322-certificacao-cerflor


Última atualização em Quinta, 24 de Mai de 2018, 14h28


Certificação CERFLOR

O Cerflor é o Programa Brasileiro de Certificação Florestal e foi desenvolvido dentro da estrutura do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Sinmetro. Este Sistema tem como órgão normativo o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, Conmetro, e como órgão executivo o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, Inmetro.

O Cerflor tem como desafio principal sensibilizar empresários do setor florestal da importância da certificação. Além disso, busca fomentar e criar mecanismos para que pequenos e médios produtores florestais possam se certificar e disseminar a certificação de cadeia de custódia. Esse Programa obteve reconhecimento internacional pelo PEFC, organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada em 1999 com o objetivo de promover a sustentabilidade do manejo florestal realizada por meio da certificação de terceira parte.

A PEFC lança anualmente levantamento das áreas cerficadas dos países membros, onde apresentam os programas nacionas de certificação florestal. Até a última atualização disponibilizada pelo Cerflor, havia, no Brasil, 48 certificações de cadeia de custódia para produtos de origem florestal. Maiores detalhes sobre essa certificação podem ser obtidos no site do Cerflor ou nos sites das empresas certificadas (veja as empresas certificadas aqui).
Abaixo publicamos dados do ano de 2005 a a setembro de 2017 (meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2017 serão incorporados posteriormente) com a área certificada no Brasil pelo Cerflor e validada pela PEFC: