SNIF - Financiador

Bioma Cerrado

O cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e abriga as três grandes bacias hidrográficas da região

Financiador

  • Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2019, 09h15
 

Projeto “Informações Florestais para uma Gestão Orientada à Conservação e Valorização dos Recursos Florestais do Cerrado pelos Setores Público e Privado”

O Programa de Investimento Florestal (FIP) foi criado pelo Fundo Estratégico do Clima (SCF) para prover financiamento para novas formas de desenvolvimento ou para aumentar a escala de atividades que procuram responder ao desafio específico relacionado à mudança do clima ou uma resposta setorial através de programas direcionados. O principal objetivo do FIP é apoiar os esforços dos países em desenvolvimento a reduzir emissões por desmatamento e degradação florestal.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, por meio do Serviço Florestal Brasileiro é responsável no âmbito do Plano de Investimentos do Brasil para o FIP, pela execução do Projeto “Informações Florestais para uma Gestão Orientada à Conservação e Valorização dos Recursos Florestais do Cerrado pelos Setores Público e Privado”, que visa, dentro outros objetivos, a consolidação do Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF).

O Plano articula ações de três ministérios (Ministério do Meio Ambiente, Minis­tério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e visa a construção de sinergias que potencializem um conjunto de políticas setoriais voltadas à redução do desmatamento, mediante: (1) aprimoramento da gestão ambiental em áreas com ações antrópicas, e (2) geração e disponibilização de informações ambientais na escala do bioma, tendo o MMA como coordena­dor do plano

O projeto tem como gestor dos recursos o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e teve o Plano de Investimentos do Brasil para o FIP aprovado em maio de 2012 e sua vigência prorrogada para ter fim em 10 de dezembro de 2020, e teve como área focal de suas ações o bioma Cerrado

O Brasil foi escolhido como um dos oito países-piloto para participar do Programa de Investimento Flo­restal ( Forest Investment Program  – FIP). Este programa é direcionado do  Strategic Climate Fund  – SCF ( Fundo Climático Estratégico ), que é um dos fundos dentro do quadro  Climate Investment Funds  – CIF (Fundos de Investimento Climático), administrado pelo Banco Mundial.

Em dezembro de 2016, a Diretoria de Pesquisa e Informações Florestais, representado pela Gerência Executiva de Informações Florestais, contratou a empresa STCP Engenharia de Projetos Ltda., para desenvolver a desenvolver o estudo “Identificação de Informações Prioritárias sobre a Gestão Florestal Sustentável do Cerrado e Fortalecimento de Parcerias para o Sistema Nacional de Informações Florestais – SNIF”.

Esse estudo teve como objetivo identificar e sistematizar as demandas de informações prioritárias para a Gestão sustentável das florestas do Cerrado. Para esse levantamento o Serviço Florestal Brasileiro promoveu cinco oficinas participativas entre março e maio de 2017, com públicos distintos, identificados como representantes de “Ensino, Pesquisa e Estatística”, “Governo e Financiadores”, “ONGs, Associações e Comitês”, “Produtores Rurais e “Representantes de Entidades de Extensão Rural”.

89 participantes debateram e contribuíram, por grupos de temas, sobre quais informações seriam relevantes para constar no sistema para a gestão sustentável do Cerrado. Adicionalmente, os participantes foram convidados a indicar as fontes para as informações apontadas e que instituições poderiam fornecer tais dados. O resultado final da primeira parte do trabalho forneceu 222 informações consolidadas e que foram discutidas, em agosto de 2017, durante o Workshop de Consolidação das Informações Prioritárias para a Gestão Florestal Sustentável do Cerrado.

Nesse segundo momento, foram apresentados o levantamento consolidado de informações das Oficinas, houve a discussão e validação das demandas de informações e posteriormente foram definidas as informações mais importantes para o SNIF Cerrado e por fim, o alinhamento para a busca de informações e a identificação das fontes produtoras de informação.

Esse trabalho está sendo entregue à sociedade através deste Portal, cujo objetivo é trazer ao conhecimento do grande público os resultados da consultoria, quais são as demandas mais relevantes para os grupos que atuam no bioma Cerrado e que informações podem proporcionar a Gestão Florestal Sustentável desse bioma.

 

 Oficina 1 – ONGs, Associações e Comitês (28/03/17)

Oficina 1 – ONGs, Associações e Comitês (28/03/17)

 Oficina 2 – Produtores Rurais (30/03/17)

Oficina 2 – Produtores Rurais (30/03/17)

Oficina 3 – Extensão Rural  (04/04/17)

Oficina 3 – Extensão Rural (04/04/17)

Oficina 4 –  Ensino, Pesquisa e Estatística (05/04/17)

Oficina 4 – Ensino, Pesquisa e Estatística (05/04/17)

Oficina 5 – Governo e Financiadores (07/04/17)

Oficina 5 – Governo e Financiadores (07/04/17)

Workshop, 29 de agosto de 2017.

Workshop, 29 de agosto de 2017.

Workshop, 29 de agosto de 2017.

Workshop, 29 de agosto de 2017.