Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Realizado o Workshop de Consolidação das Informações para a Gestão Florestal Sustentável do Cerrado

  • Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 15h26
  • Última atualização em Segunda, 04 de Junho de 2018, 18h31
  • Acessos: 330

Realização do Workshop de Consolidação das Informações para a Gestão Florestal Sustentável do Cerrado  SFB/GEINFWorkshop visou priorizar as mais importantes demandas de informações sobre o Cerrado para sua conservação e uso sustentável

O Workshop de Consolidação das Informações para a Gestão Florestal Sustentável do Cerrado, realizado pelo Serviço Florestal Brasileiro - SFB no dia 29 de agosto de 2017, reuniu líderes comunitários do bioma Cerrado, ONG's socioambientais, representantes governamentais, agências financiadoras, proprietários rurais e institutos de pesquisa para a consolidar e priorizar as informações do Cerrado que são importantes para sua gestão sustentável.

Ao todo, 222 informações foram identificadas no começo do ano pelas Oficinas de Informações para a Gestão Sustentável do Cerrado, também realizadas pelo SFB, cujo objetivo era identificar informações que pudessem fomentar o uso sustentável das florestas do Cerrado e torná-las acessíveis ao público. Com diálogos, discussões acerca do assunto e a integração entre os vários grupos, o workshop consolidou estas informações e priorizou aquelas mais importantes para a gestao sustentável do Cerrado. Fortalecimento do manejo florestal de produtos não madeireiros, melhor segurança para os recursos hídricos, maior valoração dos serviços ambientais, ampliação da produção e comercialização de produtos nativos do Cerrado são algumas das informações de grande relevância que foram apontadas no evento. O objetivo final é disponibilizar o mais breve possível estas e demais informações no Sistema Nacional de Informações Florestais - SNIF para que possam ser usadas na gestão do bioma.

O SNIF

O Serviço Florestal Brasileiro tem como uma de suas competências, definida em lei (11.284/2006), criar e manter o Sistema Nacional de Informações Florestais – SNIF, integrado ao Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente (Sinima). O SNIF tem como objetivo coletar, analisar e disseminar dados, informações e conhecimentos sobre as florestas e o setor florestal do Brasil para toda a sociedade. O SNIF, ao ser enriquecido com informações sobre o bioma Cerrado no contexto dos seus principais temas (recursos florestais, gestão florestal, produção florestal, e ensino e pesquisa) de forma a atender às demandas de diversos públicos alvo, servirá como um instrumento de gestão e referência para a sociedade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página