SNIF - Serviço Florestal Brasileiro contrata empresa especializada em inventário florestal

Serviço Florestal Brasileiro contrata empresa especializada em inventário florestal

  • Publicado: Jueves, 15 de Octubre de 2020, 16h07
  • 03ltima actualizacin em Jueves, 15 de Octubre de 2020, 16h16

O levantamento será feito nas Florestas Nacionais de Mulata e Balata-Tufari e subsidiará edital de concessão florestal 

Por: Serviço Florestal Brasileiro 

Noticia 15outubro2020 edital pregao dentro

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) fará, no próximo dia 30, um pregão eletrônico para contratação de empresa especializada na execução de serviços técnicos de inventário florestal na Floresta Nacional de Mulata (PA) e na Floresta Nacional de Balata-Tufari (AM).

O serviço técnico, objeto do edital, deverá seguir uma metodologia já consolidada pelo SFB e a modalidade do pregão eletrônico possui a vantagem de ser um instrumento ágil de contratação.

O inventário florestal amostral é um dos principais estudos que subsidiam a modelagem dos editais de concessão florestal. A estimativa de produção de madeira da floresta é considerada na definição do preço mínimo do edital e do valor de referência do contrato de concessão. Conhecer o estoque florestal é importante para os futuros investidores, interessados em concorrer aos contratos de concessão florestal, elaborem as suas propostas.

Serviços

Os serviços a serem realizados pelo contratado envolvem a coleta de dados para a estimativa de volume de madeira das espécies comerciais. Os inventários contratados também vão contribuir com os dados do Inventário Florestal Nacional (inserir link para o IFN), para o aumento do conhecimento da nossa biodiversidade e para as coleções dos principais herbários da região Amazônica.

Em relação às informações de cada indivíduo (árvore, palmeira, plantas jovens...) encontrado, o IF deve conter o nome vulgar e científico, a forma de vida, sanidade, diâmetro à altura do peito e altura comercial, dentre outras.

O inventário florestal será realizado na região destinada ao manejo florestal de cada Floresta Nacional, definida no edital. No caso da Flona de Balata-Tufari, a área é de 564 mil hectares e na Flona de Mulata, a área é de 129 mil ha, somando 693 mil hectares.

O Serviço Florestal Brasileiro tem aprimorado os estudos prévios aos editais de concessão ao longo dos anos. No caso do inventário, o objetivo é melhorar a confiabilidade estatística desses levantamentos de forma a aumentar a precisão do inventário amostral.

Quando essas duas Flonas estiverem em plena operação florestal, estima-se que serão produzidos cerca de 350 mil metros cúbicos de madeira por ano, com arrecadação anual de cerca de R$12 milhões e 4 mil empregos gerados.

Florestas Nacionais

A Floresta Nacional de Balata Tufari é uma unidade de conservação do grupo de uso sustentável, criada em 2005, com 1.079.911 ha. O plano de manejo da unidade foi publicado em 2019 e o seu conselho gestor formado em 2010. A unidade está incluída nos Planos Anuais de Outorga Florestais de 2020 e 2021. Maiores informações sobre a unidade podem ser encontradas no site do ICMbio.

A Floresta Nacional de Multa foi criada em 2001 e possui 216.601 há. O seu plano de manejo foi publicado em 2020 e o conselho gestor formado em 2011.A unidade está incluída nos Planos Anuais de Outorga Florestais de 2020 e 2021. Maiores informações sobre a unidade podem ser encontradas no site do ICMbio.

Links úteis:

 archivePregão Eletrônico 05/2020 (5.66 MB)

 pdfPlano Anual de Outorga Florestal 2020 (7.89 MB)

 pdfPlano Anual de Outorga Florestal 2021 (1.72 MB)


Fonte: SFB

Categoria: