SNIF - II Simpósio Nacional sobre Pragas Florestais

II Simpósio Nacional sobre Pragas Florestais

  • Last Updated: Thursday, 27 February 2020 11:00

Data: 14/04/2020

A entomologia florestal se diferencia de outros grupos que estudam o manejo integrado de pragas devido ao fato dos plantios florestais terem um ciclo mais longo que o daquele de cultura agrícolas, o que demanda métodos de redução de pragas que sejam mais sustentáveis e com benefícios por períodos mais longos.

O avanço nas pesquisas e estudos do manejo integrado tem permitido reduzir os danos causados por estas pragas. Pesquisas voltadas para técnicas sustentáveis como o controle biológico se destacam com a produção e uso de parasitoides e predadores, principalmente, por empresas privadas, na redução de populações de lagartas desfolhadoras e pragas exóticas. A maior dificuldade no manejo dessas pragas é a falta de inimigos naturais e, por isto, vários programas estão em desenvolvimento visando à introdução de seus inimigos naturais, também exóticos.

A maioria dos plantios florestais brasileiro são certificados pelo FSC, que restringe o uso à, praticamente, todos os inseticidas sintéticos disponíveis para a silvicultura brasileira e esse cenário tende a piorar com novas restrições. Isto demanda a busca de alternativas para reduzir os danos por pragas e ao mesmo tempo, atender às exigências da certificação, garantindo acesso ao mercado dos produtos florestais brasileiros.

O evento representa um fórum onde serão discutidos entre especialistas, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em ciências florestais e áreas afins, os métodosmais modernos e eficazes de redução de prejuízos ao setor florestal e o futuro desta área.

Para maiores informações, acesse o site do II Simpósio Nacional sobre Pragas Florestais, aqui!