SNIF

22/06/2020 a 22/06/2020

Hora:

22 junho 2020 II Congresso mundial ILPF


Promovido pela Embrapa, Rede ILPF, Semagro e Famasul, o II Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (WCCLF2020) vai acontecer em Campo Grande/MS (Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo), de 22 a 25 de junho de 2020, e será uma oportunidade para troca de experiências e conhecimento, bem como para atualização sobre os mais recentes resultados de pesquisa, desenvolvimento e inovação em Sistemas ILPF no mundo.

O principal objetivo do evento é propiciar um fórum de discussão, aprofundamento teórico e aplicações práticas sobre aspectos tecnológicos e de sustentabilidade econômica e ambiental de sistemas agrícolas consorciados que combinem a produção integrada da lavoura, da pecuária e da floresta na mesma área e com uso eficiente de insumos, que são fundamentais para a segurança alimentar no futuro.

Mais informações: http://wcclf2020.com.br/

14/04/2020 a 14/04/2020

Hora:

 

 


 

A entomologia florestal se diferencia de outros grupos que estudam o manejo integrado de pragas devido ao fato dos plantios florestais terem um ciclo mais longo que o daquele de cultura agrícolas, o que demanda métodos de redução de pragas que sejam mais sustentáveis e com benefícios por períodos mais longos.

O avanço nas pesquisas e estudos do manejo integrado tem permitido reduzir os danos causados por estas pragas. Pesquisas voltadas para técnicas sustentáveis como o controle biológico se destacam com a produção e uso de parasitoides e predadores, principalmente, por empresas privadas, na redução de populações de lagartas desfolhadoras e pragas exóticas. A maior dificuldade no manejo dessas pragas é a falta de inimigos naturais e, por isto, vários programas estão em desenvolvimento visando à introdução de seus inimigos naturais, também exóticos.

A maioria dos plantios florestais brasileiro são certificados pelo FSC, que restringe o uso à, praticamente, todos os inseticidas sintéticos disponíveis para a silvicultura brasileira e esse cenário tende a piorar com novas restrições. Isto demanda a busca de alternativas para reduzir os danos por pragas e ao mesmo tempo, atender às exigências da certificação, garantindo acesso ao mercado dos produtos florestais brasileiros.

O evento representa um fórum onde serão discutidos entre especialistas, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em ciências florestais e áreas afins, os métodosmais modernos e eficazes de redução de prejuízos ao setor florestal e o futuro desta área.

Para maiores informações, acesse o site do II Simpósio Nacional sobre Pragas Florestais, aqui!

29/09/2019 a 29/09/2019

Hora:

Iufro


 

Curitiba sediará o XXV Congresso Mundial da IUFRO (Internationl Union of Forest Research Organizations), evento que está sendo organizado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Embrapa. e que discutirá diversos aspectos ligados à pesquisa florestal. 
O Congresso será uma grande oportunidade para troca de experiências e conhecimento em inovações tecnológicas, atualizações sobre os mais recentes resultados de pesquisa e as tendências para o futuro da pesquisa florestal e agroflorestal em todas as partes do globo. 

Para mais informações, acesse aqui

5/06/2018 a 24/06/2018

Hora:

  acai.jpg

Manejo do açaí

Este curso tem como objetivo apresentar informações básicas sobre as boas práticas de manejo da espécie: importância do manejo, marco legal, ecologia da espécie, importância socioeconômica da castanha, técnicas de manejo, beneficiamento, armazenamento e orientações para produção orgânica.

Para mais informações, acesse.

 

5/06/2018 a 24/06/2018

Hora:

castanha.png

Manejo da castanha

Este curso tem como objetivo apresentar informações básicas sobre as boas práticas de manejo da espécie: importância do manejo, marco legal, ecologia da espécie, importância socioeconômica da castanha, técnicas de manejo, beneficiamento, armazenamento e orientações para produção orgânica.

Para mais informações, acesse.